D. Mariana Urbana de Senna Freitas

Fotografia pintada de c. 1855?. Colecção D. Inês Amorim Soares Belard da Fonseca Rodrigues
N. São João Baptista (hoje Vila de Nova Sintra), na Ilha Brava, Cabo Verde a 3/6/1828, filha de João Jacinto de Freitas e de D. Libânia de Senna Freitas
B. Ilha Brava, Cabo Verde a 21/9/1828, sendo padrinho Manuel António Martins, Coronel de Milícias da Ilha da Boavista, Prefeito de Cabo Verde e primeiro Governador Geral de Cabo Verde e Guiné, representado por procuração por Francisco José de Senna[1], avô materno de D. Mariana; e madrinha D. Mariana Urbana Wadenkork e Mello, representada por procuração por D. Mariana d'Áustria de Senna (certamente da família, talvez mulher de Francisco José de Senna e portanto avó materna de D. Mariana)
F. antes de 1865
Casou na Ilha do Príncipe (?) antes de 1847 com D. Francisco de Assis Velarde y Romero (Belard) (1823-1892), filho de D. Francisco Servando Velarde y Barcia (1766-?) (v. neste site A Ascendência de D. Francisco de Assis Velarde y Romero) e de sua mulher D. Margarita Romero, de quem teve vários filhos, sobrevivendo com descendência apenas dois:
- D. Margarida de Assis de Freitas Belard (1847?-1924)
- Francisco de Assis Belard Júnior (Paquito Belard) (1850-1892)
D. Francisco de Assis Velarde y Romero
D. Mariana de Senna Freitas

D. Francisco de Assis Velarde y Romero

D. Mariana de Senna Freitas
Fotografias pintadas de c. 1855?. Colecção D. Inês Amorim Soares Belard da Fonseca Rodrigues
D. Francisco de Assis Velarde y Romero
c.1880?
D. Mariana de Senna Freitas
c.1864?

D. Francisco de Assis Velarde y Romero
c.1880?

D. Mariana de Senna Freitas
c.1864?
Fotografias retocadas. O par deve ter sido formado com uma fotografia antiga de D. Mariana de Senna Freitas já depois da sua morte. Colecção D. Inês Amorim Soares Belard da Fonseca Rodrigues
[1] Francisco José de Senna, avô materno de D. Mariana de Senna Freitas, era natural da Ilha Brava e descendente de José Pedro de Senna, que foi para Cabo Verde cerca de 1757 como administrador da Companhia do Grão Pará e Maranhão e que foi depois capitão-mor da Ilha Brava.
Era igualmente avô de Cristiano José de Senna Barcelos, historiador de Cabo Verde, portanto primo-irmão de D. Mariana de Senna Freitas.