Dr. Francisco Xavier Zea Mantero
N. Lisboa 25/12/1948, filho do Dr. Pedro Zea de Mantero Belard (1921-2010) e de sua mulher D. Maria del Carmen Zea Morales del Castillo (n. 1929)
Casou em Cascais a 3/12/1973 com D. Isabel Mafalda Espírito Santo de Mello Breyner (n. 1952), filha de Tomás de Mello Breyner, conde de Mafra, e de D. Matilde Teresa Pinheiro de Melo do Espírito Santo Silva, de quem teve:
Este casamento foi dissolvido por divórcio.
Licenciado em Direito (U.L.). Administrador da Sociedade de Agricultura de São Tomé e Príncipe, administrador delegado da Mantero - Agricultura e Comércio Internacional, presidente do Conselho de Administração da Agribissau e presidente do Conselho de Gerância da Companhia Agro-Pecuária de Moçambique.
É desde 2004 secretário-geral da Confederação Empresarial da CPLP. É também presidente da Comissão Executiva da ELO - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Económico e Cooperação, e membro do Conselho de Administração do EBCAM - European Business School for Africa and the Mediterranean.
Foi ainda administrador executivo da SOFID - Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (2007-2010), curador da Fundação Portugal-África, director da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (1985-1989), representante de Portugal na European Union Cocoa Trade Organization (1986-1996), presidente da Comissão de Fiscalização do Instituto da Cooperação Portuguesa (1997-2002) e foi por diversas vezes membro das comitivas dos presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, especialmente em visitas a países de expressão oficial portuguesa.
É comendador da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Brasil, e recebeu a Medalha da Independência Nacional de São Tomé e Príncipe.
Depositou no Arquivo Histórico Ultramarino o espólio documental de seu bisavô D. Francisco Mantero (1853-1928), que se ficou a chamar "Fundo Francisco Mantero".